A Ação Comunitária do Espírito Santo (ACES) era uma associação sem fins lucrativos que desde sua criação, em 1994, teve o compromisso de fortalecer o desenvolvimento social e humano da rede social que integra, apoiando ações da sociedade civil organizada em projetos de promoção humana. A Ação Comunitária do Espírito Santo é também foi base da Associação Atos e Fatos.

Dirigida à formulação e implementação de projetos em comunidades carentes do estado, em parceria com empresas e outros tipos organizações, visava especialmente o atendimento de crianças e adolescentes em quatro linhas de atuação: apoio à organização e desenvolvimento comunitário; ensino profissionalizante e iniciação profissional; educação e saúde comunitária e assessoria técnico-pedagógica.

Ação Comunitária do Espírito Santo

Desde 1994, foram muitas atividades e diversos projetos como: Projeto de Capacitação de Organizações e Lideranças Sociais, Talentos de Mascarenhas, Fortalecimento Institucional, Terceiro Setor Conectado, Iniciação Profissional, Pequenos Talentos, Anzol, João do Volante, Saber Viver, Arte Expressão entre outros.

Ao longo dos anos foram mais de 150.000 atendimentos a crianças, adolescentes, jovens e adultos, e uma média de 203 instituições apoiadas, contribuindo para transformação social por meio de ações educativas e socioculturais.

Após 21 anos e constituída sob os pilares da cidadania, inclusão social, buscando o fortalecimento e o desenvolvimento social e humano da rede social que integra, a Ação Comunitária do Espírito Santo encerrou suas atividades em 2016.

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade teve orgulho em participar dessa trajetória quando atuou em importantes projetos da Ação Comunitária do Espírito Santo.

Objetividade

Em 2008, logo no início de nossa trajetória, desenvolvemos uma metodologia diferenciada de avaliação de organizações sociais, realizamos treinamento e atuamos no suporte a um processo que intitulamos “Auto-avaliação da Objetividade”, e que foi direcionado para as organizações integrantes do Programa de Comunicação com o Terceiro Setor, parceria entre a Ação Comunitária do Espírito Santo e ArcelorMittal Tubarão

Desenvolvimento Institucional

No ano seguinte, 2009, desenvolvemos um sistema customizado para a Avaliação e o Monitoramento do Desenvolvimento Institucional. Sistema esse que foi largamente utilizado ao longo dos últimos anos da trajetória institucional.

Por último, em 2010, a Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade foi responsável por desenvolver todo o conteúdo programático e ministrar um módulo sobre Monitoramento e avaliação de projetos sociais do Curso de Formação de Empreendedores Sociais.

Ação Comunitária do Espírito Santo