Fundado em 1946, o Grupo Águia Branca é um dos maiores conglomerados empresariais de transporte e logística do país. Com sede no Espírito Santo e faturamento superior a R$5 bilhões por ano, o Grupo atua em todo o Brasil nos serviços de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, logística e comércio de veículos.

A gestão das empresas é realizada por meio de Divisões, as quais atuam de forma especializada, conforme as características de cada segmento. A valorização das pessoas, a solidez econômica e a responsabilidade socioambiental são premissas para a sustentabilidade dos negócios no Grupo Águia Branca.

No âmbito social, o Grupo Águia Branca realiza um bem-sucedido programa de voluntariado corporativo, atendendo anualmente 1.800 crianças e adolescentes desde 1998.

Gincana Social AmiGAB

Os funcionários do Grupo Águia Branca atuam, há 18 anos, como voluntários em 11 instituições filantrópicas atendidas pelo conglomerado empresarial por meio da Gincana Social AmiGAB. O que começou como uma gincana recreativa em 1998, iniciada pelos próprios funcionários na época, tornou-se, ao longo dos anos, no programa de voluntariado mais expressivo do Grupo.

Na gincana, a empresa ajuda com os recursos disponíveis e o funcionário doa sua dedicação e, muitas vezes, seu talento. Mas, principalmente, doa seu tempo, incluindo aí o tempo que normalmente estaria trabalhando, o que torna o programa de voluntariado parte importante dos investimentos sociais da empresa.

Hoje, a iniciativa beneficia por ano uma média de 1700 crianças e jovens, entre 0 e 17 anos, abrangendo os estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão e São Paulo. As ações incluem atividades de educação, cultura, lazer e bem-estar, todas voltadas para elevar a autoestima desse público.

Avaliação dos investimentos sociais

A avaliação dos investimentos sociais é parte integrante do programa de voluntariado corporativo e tem sido realizada seguindo boas práticas no levantamento de indicadores de eficiência, eficácia, efetividade e impacto.

Nossa metodologia diferenciada de avaliação dos investimentos sociais, a qual chamamos de “Avaliação da Objetividade”, é realizada “in loco”, buscando registrar evidências comparativas de diversos indicadores de eficiência, eficácia, efetividade ou impacto.

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade realizou em 2007 uma avaliação dos investimentos sociais em uma série de projetos apoiados pela Gincana Social AmiGAB.

Avaliação dos Investimentos Sociais da AmiGAB