Licenciamento Ambiental - Ambiente Público

Como toda atividade econômica, as operações estão sujeitas à manutenção de uma licença ambiental, onde um órgão governamental competente autoriza a localização, instalação, ampliação e a operação de atividades que utilizem recursos ambientais e sejam consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou, ainda, aquelas que, sob qualquer forma ou intensidade, possam causar degradação ambiental.

Licenciamento Ambiental

No licenciamento ambiental, o órgão competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pela empresa, de forma a prevenir os impactos ambientais.

No Brasil, da forma como é amparado pela sólida legislação ambiental, o licenciamento ambiental pode ser considerado único no mundo, pois engloba três tipos de licença – licença prévia, licença de instalação e licença de operação. Tais licenças cobrem todo o ciclo de vida de um empreendimento, desde o seu planejamento até a execução da atividade produtiva, englobando diversos aspectos do ambiente natural, do meio social e do ambiente econômico.

Gestão Ambiental

É preciso estar sempre alinhado com as estratégias de negócio do cliente, entendendo primeiro os processos produtivos, modelos de negócio, regulação e mercado. Para então desenvolver abordagens objetivas, simples e diferenciadas, tanto para o licenciamento ambiental – ou o controle de condicionantes – quanto para a efetiva gestão ambiental.

O objetivo deve ser sempre buscar a eficácia na conformidade dos processos, na redução de riscos e no cumprimento da legislação ambiental, dentro de prazos satisfatórios e pelo melhor custo.

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade tem acumulado sólida experiência em consultorias e assessorias para o Licenciamento Ambiental e a Gestão Ambiental de empresas. Para isso, desenvolvemos integralmente todos os estudos ou projetos necessários (EIA, RIMA, PCA, PGRS, PRAD, etc.), assessoramos desde o início do processo de licenciamento ambiental, acompanhamos a implantação das medidas de controle ambiental sobre o uso de recursos hídricos, o tratamento de efluentes, a gestão de resíduos, entre outros, monitorando o cumprimento de condicionantes.

Portfólio

A Madeira – Licenciamento e Gestão Ambiental
Apoio Andaimes – Licenciamento Ambiental
Argalit – Licenciamento e Gestão Ambiental
Argamassas Penedo – Licenciamento e Gestão Ambiental
Consórcio AMARCO – Licenciamento Ambiental
Eaton Power Solutions – Licenciamento Ambiental
GNV 5 Rodas – Licenciamento e Gestão Ambiental
Luvep – Licenciamento e Gestão Ambiental
Rheem – Licenciamento Ambiental
Villoni Alimentos – Licenciamento Ambiental