Investimento Social Privado - Monitoramento - Ambiente Público

Investimento social privado é o aporte de recursos privados em projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.

De caráter voluntário, geralmente é originado da alocação de recursos – financeiros, materiais ou humanos – mas também pode ser atrelado à incentivos concedidos às empresas privadas via deduções fiscais sobre investimentos realizados nos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente, entidades de utilidade pública, via Lei Rouanet ou Lei do Esporte, por exemplo.

O investimento social privado, na prática, torna-se diferente da filantropia, ou da mera ação assistencialista, ao incorporar diversos elementos que tendem a garantir a efetividade dos projetos sociais, ambientais ou culturais. O primeiro desses elementos é a presença de uma estratégia que esteja voltada para a transformação social através de resultados de impacto e que estes sejam sustentáveis.

Outro elemento presente no investimento social privado é a representatividade do envolvimento das partes interessadas (comunidades, empregados, fornecedores, clientes e a sociedade, principalmente) no desenvolvimento das ações.

Monitoramento do Investimento Social Privado

No entanto, de nada adianta uma boa estratégia ou o engajamento de partes interessadas se um terceiro elemento essencial do investimento social privado não estiver presente. Trata-se da preocupação, desde o planejamento, com o monitoramento e a avaliação dos projetos sociais, ambientais ou culturais que receberam investimento social privado.

Consultoria em Investimento Social Privado

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade tem expressiva experiência em consultorias sobre investimento social privado.

Somos especializados no monitoramento de projetos – in loco ou à distância – e fazemos criteriosa avaliação de projetos sociais, através de indicadores estruturados para medir a eficiência, eficácia, efetividade e impacto do investimento social privado.

Além disso, mapeamos e avaliamos oportunidades de investimento social privado, tanto para estratégias de sustentabilidade no relacionamento com comunidades e na gestão de impactos, quanto para a efetividade de políticas de investimento social ou responsabilidade social.

Também desenvolvemos editais de patrocínio ou financiamento a projetos sociais, organizando processos de seleção de projetos e assessoramos empresas, fundações e institutos de origem empresarial no monitoramento do investimento social privado e na realização de suas políticas e estratégias de sustentabilidade.

Portfólio

ACES – Treinamento
ArcelorMittal Tubarão – Avaliação
Grupo Águia Branca – Avaliação
OIT – Avaliação
Samarco – Monitoramento