A Ambiente Público Consultoria e Serviços LTDA é uma empresa de consultoria que nasceu em 2007, idealizada por um economista que já trabalhava com desenvolvimento sustentável em projetos patrocinados por grandes empresas.

Ela nasceu a partir de uma profunda reflexão sobre a objetividade da responsabilidade social das empresas e um olhar particular sobre: avaliação, diálogo social, ecoefetividade, eficácia, efetividade, estratégia, impacto, inovação, meio ambiente, projetos, responsabilidade social empresarial, stakeholders, valor agregado e outros conceitos.

Consultoria

Inicialmente com três focos de mercado: empresas, governos e terceiro setor, a empresa surge apenas como consultoria em responsabilidade social e avaliações de projetos do terceiro setor. No entanto, a empresa sempre acreditou que o desenvolvimento sustentável não se divide em apenas 3 dimensões – ambiental, econômica e social – mas sim em mais outras três: cultural, espiritual e política.

Por acreditar nessa multiplicidade de dimensões, toma como premissa que: “um inovador modelo de negócios é aquele que gera diferentes formas de valor, tem o investimento social como estratégia, ao mesmo tempo em que busca a conformidade ambiental e a evolução da sociedade”.

Engenharia Ambiental

Em 2009 incorpora os serviços de Engenharia Ambiental, trabalhando focada em ser uma inovadora empresa de consultoria em sustentabilidade e onde a descoberta de novas maneiras de ser eficiente, além da geração de impactos social e ambientalmente positivos, se tornam condições em seus processos de negócio. Oferecendo conhecimento, métodos, produtos conceituais e serviços técnicos para clientes que buscam a sustentabilidade de sua atuação com três objetivos: geração de valor, elevação do capital social e equilíbrio ambiental.

A consultoria hoje está focada em duas áreas de negócios, a área de gestão ambiental, com consultoria e assessoria em processos de licenciamento ambiental, gestão ambiental e no desenvolvimento de estudos e projetos ambientais. A outra área de negócios foca na responsabilidade social empresarial em processos de relacionamento com comunidades ou outras partes interessadas (stakeholders) e, principalmente, na avaliação e monitoramento do investimento social privado.