Agência 21 Meio Ambiente e Cultura era uma empresa de consultoria, situada no Rio de Janeiro, voltada a transformar a realidade de territórios (regiões, municípios, cidades e espaços urbanos) a partir das pessoas e com foco no desenvolvimento sustentável.

Em 2009, a reestruturação da Agência 21 fez surgir a Rever Urbano, que assumiu a base de conhecimentos e experiências de mais de 15 anos da consultoria em projetos de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável de territórios, revitalização e requalificação de espaços urbanos.

Desenvolvimento Local Sustentável

A Agência 21 trabalhava principalmente para grandes empresas em territórios impactados por seus empreendimentos. m dos territórios no qual a consultoria atuou foi a Baía da Ilha Grande, no sul do Rio de Janeiro, que passou por uma significativa degradação socioambiental nas últimas décadas do século 20.

Liderado por empresários e proprietários envolvidos e preocupados com a preservação da região da Baía da Ilha Grande, o CONSIG – Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande – fundado em 2007 – tem como o objetivo ajudar a vencer os desafios de desenvolver sócio e economicamente a região, preservando o meio ambiente, através da articulação de projetos que visem a sustentabilidade.

O CONSIG trabalha em prol de um modelo de turismo que promova oportunidades econômicas; colabore para a proteção do patrimônio cultural e ambiental e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, disseminando um novo paradigma de conservação da natureza que atenda à crescente demanda pelo turismo de aventura, ecoturismo e o manejo de unidades de conservação.

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande

O CONSIG foi articulador de um plano de ações que constitui o carro-chefe da instituição e possibilitou que este firmasse diversas parcerias para atender às demandas das comunidades da Ilha Grande em busca do Desenvolvimento Local Sustentável.

Desenvolvido pela Agência 21 e patrocinado pela Vale, o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande consistiu num diagnóstico das demandas socioeconômicas e ambientais da Ilha Grande, sendo focado no desenvolvimento local sustentável a partir da participação e construção social dos atores locais, sendo estes empresários, poder público, moradores e ONGs da Ilha Grande.

Em 2007, depois de anos trabalhando como parceira da Agência 21 em projetos de desenvolvimento local sustentável, a Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade fechou o ciclo na elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande.

Desenvolvimento Local Sustentável da Ilha Grande