Fundada em 1993 por alunos do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo a CT Junior – Empresa Junior de Engenharia da UFES, atua no mercado de consultoria, seus membros são alunos dos cursos de graduação em engenharia da universidade e desenvolvem habilidades como relacionamento e trabalho em equipe, contato com clientes, comprometimento, comunicação, noções de gestão empresarial e de gerenciamento de projetos.

Com atuação nos múltiplos campos da engenharia a empresa foca em diversos projetos dos ramos da engenharia civil, elétrica, mecânica. Todos os projetos são realizados por consultores contratados, que são estudantes de engenharia da universidade, em estágio avançado no curso – com os pré-requisitos necessários para a execução dos projetos – e todos são supervisionados por profissionais formados e experientes na área do projeto.

Semana da Engenharia

A Semana da Engenharia – SENG – é um evento anual organizado por estudantes voluntários, onde são realizadas palestras, visitas técnicas, workshops, mostra tecnológica, entre outros. E que busca criar uma experiência que instigue o senso crítico e contribua para o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes de engenharia. A partir de 2000, a CT Junior– passou a integrar a organização.

Desenvolvimento Sustentável

Visando o aprimoramento da SENG, temas cada vez mais abrangentes eram dedicados ao debate E, com toda a evolução nos conceitos de produção, consumo, eficiência nos processos e na redução das emissões, os engenheiros passaram a ter posição de destaque no tema do desenvolvimento sustentável.

Na 5ª Semana da Engenharia, realizada em 2008, o tema central foi o “O papel do engenheiro no desenvolvimento sustentável”. E a organização da SENG não fez por menos, optando por tratar do tema desenvolvimento sustentável também em toda a sua organização, afim de tornar a SENG um evento sustentável.

Consultores da Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade apoiaram a CT Junior no planejamento e organização da 5ª SENG, ajudando a estabelecer metas de: reaproveitamento de recursos, geração de resíduos, consumo de energia, além de incentivar o seu público a usar o transporte coletivo e reduzir a distribuição de panfletos e folders, optando por meios digitais, entre outras ações.

Desenvolvimento Sustentável na 5ª SENG