O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que investe seus recursos na qualificação e formação profissional nas áreas de comércio e serviços.

A história do Senac começou a ser escrita há 65 anos, em 10 de janeiro de 1946, instalando e administrando, em todo o País, escolas de aprendizagem comercial.

Empreendedores Sociais

As soluções educacionais in company do Senac vão além do desenvolvimento de treinamentos sob medida, inclusive em parceria com outras instituições, de diversos setores. Em 2010, o SENAC fechou uma parceria com a Ação Comunitária do Espírito Santo (ACES) para a realização de um curso de formação de empreendedores sociais.

Com 300 horas/aula e voltado para gestores de organizações do terceiro setor, o objetivo era formar empreendedores sociais, por meio de desenvolvimento de competências gerenciais, saberes teóricos e práticos sobre a gestão institucional e disseminação das melhores práticas.

Monitoramento e avaliação de projetos sociais

Boa parte da carga horária do curso estava voltado para o monitoramento e avaliação de projetos sociais. Onde o aluno, além de compreender a importância das técnicas de monitoramento e avaliação para a orientação a resultados em iniciativas sociais.

Balanceando as várias abordagens, os diferentes métodos e complexos modelos analíticos, o conteúdo do módulo desenvolvia a capacidade avaliativa e as competências inerentes ao planejamento, seleção de indicadores (eficácia, efetividade e impacto), utilização de métodos quantitativos e/ou qualitativos, construção de instrumentos de coleta de dados, análise de resultados e elaboração de relatórios de avaliação de projetos sociais.

Ao final do módulo, uma atividade prática proporcionou aos empreendedores sociais a realização de uma avaliação de impacto em um projeto social, onde o cada aluno teve que atuar como um avaliador externo de um projeto social.

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade foi a responsável por desenvolver todo o conteúdo programático e ministrar este módulo sobre Monitoramento e avaliação de projetos sociais.

Empreendedores Sociais em formação no SENAC