A Companhia Siderúrgica Ubu (CSU) é um projeto siderúrgico da Vale para a produção de semi-acabados de aço na região de Chapada do A, município de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo. A região é estratégica por já abrigar uma planta de pelotização de minério de ferro (Samarco Mineração), além de próxima de eixos logísticos.

A usina prevista terá capacidade anual de 5 milhões de toneladas de placas de aço e um investimento previsto de 6,2 bilhões de dólares. Que podem promover a geração de 20 mil empregos, apenas na sua fase de implantação.

Governança Local

Para a Licença Prévia, a CSU realizou um amplo processo de diálogo social e relacionamento com as comunidades de Anchieta, Alfredo Chaves, Guarapari, Iconha e Piúma, além das demais partes interessadas.

O objetivo do processo de diálogo gerenciar os impactos consequentes do processo de implantação do empreendimento, promover o desenvolvimento sustentável e integrar os muitos interesses em comum entre esses municípios – por suas características semelhantes na economia, na geografia e também nos problemas sociais enfrentados pela região.

Para que as ações, inclusive de compensação ambiental, fossem integradas – levando benefícios em comum a essas cidades, como por exemplo a potencialização das cadeias locais de fornecimento, a melhoria da qualidade de vida da população e a conservação ambiental – era necessária uma articulação entre as prefeituras, câmaras municipais, o Governo do Estado do Espírito Santo, empresas e entidades em geral.

Consórcio de Desenvolvimento

O processo resultou em um modelo avançado de governança local e regional, a ser conduzido pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento Sustentável da Região Sul do Espírito Santo (CONDESUL/ES). O consórcio tem um modelo executivo de enfrentamento dos problemas dos municípios – urbanos, socioeconômicos, ambientais – além da gestão de um fundo criado para receber recursos dos governos estadual, federal e bancos internacionais.

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade atuou no desenho do modelo de governança local e regional, em parceria com a Dialog Consultoria, durante o ano de 2010.

Governança Local na CSU – Cia Siderúrgica de Ubu