Fundada em 1968, a A. MADEIRA atua nos setores de construção civil pesada, agropecuária e infraestrutura no Espírito Santo, Bahia e Piauí. A principal operação da empresa é na construção civil pesada, com clientes nos ramos de: siderurgia, mineração, papel e celulose, ferrovias, portos, aeroportos, saneamento básico, habitacional, urbanização, energia, petróleo & gás, entre outros.

Inventário de Emissões

Alguns clientes corporativos da empresa possuem certificação ISO 14001 e passaram a exigir de seus fornecedores principais um inventário de emissões de gases do efeito estufa, como forma de ampliar as diretrizes de sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos.

O inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE) – gases causadores do aquecimento global – é um estudo realizado na empresa para verificar o quanto ela emite de GEE. Ou seja, a elaboração do inventário é o primeiro passo para que uma empresa possa contribuir para o combate às mudanças climáticas.

Gestão Ambiental

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade é, desde 2011, a empresa responsável pela consultoria, assessoria e responsabilidade técnica ambiental em processos de licenciamento ambiental e na gestão ambiental de suas operações. Agora, concluímos um segundo inventário de emissões da A Madeira, de acordo com os parâmetros do GHG Protocol.

O Programa Brasileiro GHG Protocol tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração e publicação de inventário de emissões de gases do efeito estufa, proporcionando aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional.

O GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para o inventário de emissões, afim de entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE. A ferramenta foi originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI) e é hoje o método mais usado mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE. É também compatível com a norma ISO 14.064 e com os métodos de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Inventário de Emissões da A Madeira