A Samarco Mineração S/A é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada em partes iguais por dois acionistas: BHP Billiton Brasil e Vale.

Seu principal produto são pelotas de minério de ferro, produzidas a partir da transformação de minerais de baixo teor em um produto nobre, de alto valor agregado, e comercializado para a indústria siderúrgica mundial. Essencialmente uma empresa exportadora, vende sua produção para empresas de 20 países das Américas, Ásia, África, Europa e Oriente Médio.

Investimentos Sociais

A empresa possui uma Política de Investimento Socioinstitucional, com foco na sustentabilidade, e que tem como princípio geral contribuir para o desenvolvimento local, integrado e sustentável da sociedade, conhecendo e respeitando suas potencialidades, valores e interesses.

Por meio de editais públicos e do Comitê Interno de Análise de Patrocínios, Doações e Contribuições, a Samarco apoia iniciativas em sua área de influência, em Minas Gerais e Espírito Santo. Nestes investimentos sociais indiretos, são repassados recursos a projetos e patrocínios de organizações da sociedade civil e/ou órgãos públicos com vistas a apoiar iniciativas de desenvolvimento social e institucional novas ou em andamento.

O monitoramento dos investimentos sociais é parte integrante da aplicação dessa política, e realizado seguindo boas práticas no levantamento de indicadores de eficiência, eficácia, efetividade e impacto.

Monitoramento dos Investimentos Sociais

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade, atuou em 2012 no monitoramento do investimento social da empresa e na assessoria técnica para mais cerca de 60 projetos apoiados pela Samarco em editais lançados desde o ano de 2008.

O monitoramento se concentra em duas frentes, primeiro, na análise da conformidade documental e das prestações de contas das organizações beneficiadas pelos investimentos sociais, de modo a satisfazer as diretrizes corporativas de compliance.

Uma segunda frente realiza uma estruturada avaliação in loco dos projetos sociais que receberam investimentos, buscando registrar evidências comparativas de diversos indicadores de eficiência, eficácia, efetividade e impacto.

Investimentos sociais monitorados para a Samarco