O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (SEBRAE ES) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

No Espírito Santo, o Sebrae vem, há 40 anos, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico de microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais capixabas.

O Sebrae está presente em todas as regiões do estado, com sua estrutura própria e a de parceiros, promovendo e apoiando ações voltadas à consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, baseado na facilitação do acesso ao conhecimento, crédito, tecnologia e mercado.

Núcleo Sebrae ES de Sustentabilidade

No Núcleo de Sustentabilidade do Sebrae ES oficinas, palestras, consultorias, clínicas tecnológicas e outras ações estão sendo realizadas com o objetivo de esclarecer ao empresário a importância de prática sustentáveis como diferencial competitivo para os micro e pequenos negócios em diversos setores.

ISO 26000 em micro e pequenas empresas

Em 2013, a Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade foi contratada pelo Sebrae ES para o desenvolvimento de uma metodologia de abordagem mobilizadora e consultiva para ajudar os micro e pequenos empresários a descobrir as oportunidades que a sustentabilidade pode trazer para o seu negócio já existente.

Buscando o autoconhecimento sobre seu próprio negócios, suas responsabilidades, quem são suas partes interessadas e os impactos possíveis de seu negócio. Além da priorização dos temas mais relevantes para a empresa, de acordo com os temas da ABNT NBR ISO 26000.

Por fim, com a elaboração de um Plano de Ação, a micro e pequena empresa tem a oportunidade de utilizar outros instrumentos de sucesso já alinhados com a ABNT NBR ISO 26000 – como os Indicadores ETHOS para Negócios Sustentáveis e Responsáveis por exemplo – para valorizar tudo aquilo que já realize em relação à sustentabilidade, ao mesmo tempo que estabeleça metas de realização.

A metodologia se baseia na investigação participativa e no uso de uma planilha em Excel, de forma a operacionalizar um instrumento de aplicação prática da sustentabilidade em seus negócios, baseado na ABNT NBR ISO 26000.

ISO 26000 nas micro e pequenas empresas