A Pedregal Mármores e Granitos é uma empresa com mais de 25 anos de mercado de rochas ornamentais, que oferece soluções em corte e acabamento de peças em mármores e granitos para o setor da construção civil.

Conformidade Ambiental

As operações da Pedregal estão concentradas nos cortes de placas mármores, granitos, travertinos, silestones e outros tipos de materiais de revestimento em diversas espessuras, dependendo do uso a que se destina. Os cortes e acabamentos são feitos sob medida, retos ou curvos, conforme o projeto do cliente e exigem um controle ambiental afim de minimizar os impactos ambientais causados pelas operações de corte e polimento e pela geração dos resíduos sólidos.

A Pedregal optou pela aquisição de placas já polidas em função do custo/benefício e em 2016 a Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade foi a empresa responsável pela consultoria, assessoria, responsabilidade técnica ambiental no reenquadramento da licença ambiental das operações da Pedregal para redução do perfil da licença, tornando-a licença simplificada, e pela redução dos custos com o licenciamento ambiental.

Licença Simplificada

Como toda atividade econômica, as operações estão sujeitas à manutenção de uma licença ambiental, onde um órgão governamental competente autoriza a localização, instalação, ampliação e a operação de atividades que utilizem recursos ambientais e sejam consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou, ainda, aquelas que, sob qualquer forma ou intensidade, possam causar degradação ambiental.

Na licença simplificada o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pela empresa, de forma a prevenir os impactos ambientais. No entanto, os requisitos documentais são simplificados, exigindo um grau menor de detalhamento no plano de controle ambiental e estabelecendo prazos maiores de validade da licença ambiental simplificada.

Parte também do trabalho é o monitoramento dos processos de segregação, acondicionamento, reaproveitamento e descarte de resíduos sólidos, com um sistema próprio de gerenciamento, representado por um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Licença simplificada da Pedregal Mármores e Granitos
Classificado como: