A Rheem do Brasil é uma subsidiária da Rheem Manufacturing Company é uma empresa americana que produz equipamentos para aquecimento, ventilação e ar condicionado. Ela produz e comercializa equipamentos nos cinco continentes.

Na América Latina, a Rheem está presente com duas fábricas no México: Nuevo Laredo e em Mexicali. Todas as instalações de produção estão certificadas com ISO 9001.

Em 2009, a Rheem chega ao Brasil e possui um centro de distribuição no município da Serra (ES).

A Rheem é a única marca com produtos que abrangem ar condicionando e aquecimento residencial e comercial, aquecimento de água a gás de passagem e bombas de calor para aquecimento de piscina e banho.

Gestão Ambiental

No Espírito Santo, a atividade principal é a operação logística de apoio ao processo de importação de equipamentos (produtos de outras unidades do grupo no exterior), cross docking (transbordo sem estocagem), recebimento, inspeção, estocagem, abastecimento de linha (line feeding), sequenciamento. Ou mesmo o simples processamento e separação de pedidos (picking), embalagem, acumulação, expedição, entre outros.

Para atender aos requisitos da legislação ambiental, a análise dos processos de gestão ambiental é simples porém constante, abrangendo diversos processos operacionais.

Plano de Controle Ambiental(PCA)

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade atuou como consultoria ambiental e responsabilidade técnica ambiental no processo de revisão do Plano de Controle Ambiental (PCA). Exigido pela Resolução Nº 009/1990 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Plano de Controle Ambiental (PCA) é um estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras aos impactos ambientais gerados.

O trabalho envolveu desde a caracterização das atividades desenvolvidas na área e indicando as gerações de impactos ambientais decorrentes das atividades – até a reanálise dos sistemas de controles ambientais instalados.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Parte também resultante do trabalho foi a inclusão no PCA de uma adequação dos processos de segregação, acondicionamento, reaproveitamento e descarte de resíduos sólidos, com um sistema próprio de gerenciamento, representado por um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

PCA – Plano de Controle Ambiental da Rheem