Fundada em 1971 na cidade de Cariacica (ES), a Villoni iniciou sua produção apenas com as MASSAS VILLONI de forma absolutamente artesanal, ou seja, foram as pioneiras dentre o mix de produtos da empresa. Hoje, a Villoni Alimentos é um grupo que detém as principais marcas em seu segmento: VILLONI, SARLONI, APOLLO E ALCOBAÇA.

Sua fábrica agora está situada em Viana (ES) e possui um mix com mais de 70 produtos distribuídos entre suas marcas, trabalha com equipamentos de tecnologia de ponta e com um quadro de 400 funcionários e colaboradores.

Gestão Ambiental

A atividade principal é a fabricação de massas alimentícias e biscoitos, mas o complexo fabril também comporta atividades secundárias de manutenção de máquinas e equipamentos utilizados na fabricação dos produtos e a manutenção mecânica da frota logística.

Para atender aos requisitos da legislação ambiental e de vigilância sanitária, a análise dos processos de gestão ambiental é constante, abrangendo diversos processos industriais de recebimento e armazenamento das matérias-primas ou insumos, pesagem, mistura, moldagem, corte, forno, embalagem e expedição.

Plano de Controle Ambiental

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade atuou como consultoria ambiental e responsabilidade técnica ambiental no processo de revisão do Plano de Controle Ambiental (PCA). Exigido pela Resolução Nº 009/1990 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Plano de Controle Ambiental é um estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras aos impactos ambientais gerados.

O trabalho envolveu desde a caracterização da fabricação de massas e biscoitos – detalhando as atividades desenvolvidas na área e indicando as gerações de impactos ambientais decorrentes das atividades – até a reanálise dos sistemas de controles ambientais instalados.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Parte também resultante do trabalho foi a adequação dos processos de segregação, acondicionamento, reaproveitamento e descarte de resíduos sólidos, com um sistema próprio de gerenciamento, representado por um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Plano de Controle Ambiental da Villoni
Classificado como: