A Eaton é uma empresa global de gerenciamento de energia fornecedora de soluções de eficiência energética. A empresa conta com aproximadamente 103.000 funcionários e vende seus produtos para clientes em mais de 175 países.

O portfolio de produtos para qualidade de energia da Eaton engloba uma gama completa de soluções de gerenciamento de energia. Isso inclui no-breaks (também conhecidos como UPS), soluções de energia em corrente contínua, dispositivos para proteção de surto, dispositivos de chaveamento, unidades de distribuição de energia (PDU), monitoração remota, medidores, softwares, dispositivos para conectividade, gabinetes e serviços.

Gestão Ambiental

Na unidade da empresa localizada na Serra (ES), a atividade principal é a operação logística de apoio ao processo de importação de equipamentos (produtos de outras unidades do grupo no exterior), cross docking (transbordo sem estocagem), recebimento, inspeção, estocagem, abastecimento de linha (line feeding), sequenciamento. Ou mesmo o simples processamento e separação de pedidos (picking), embalagem, acumulação, expedição, entre outros.

Para atender aos requisitos da legislação ambiental, a análise dos processos de gestão ambiental é simples porém constante, abrangendo diversos processos operacionais.

Plano de Controle Ambiental

A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade atuou como consultoria ambiental e responsabilidade técnica ambiental no processo de revisão do Plano de Controle Ambiental (PCA). Exigido pela Resolução Nº 009/1990 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Plano de Controle Ambiental é um estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras aos impactos ambientais gerados.

O trabalho envolveu desde a caracterização das atividades desenvolvidas na área e indicando as gerações de impactos ambientais decorrentes das atividades – até a reanálise dos sistemas de controles ambientais instalados.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Parte também resultante do trabalho foi a adequação dos processos de segregação, acondicionamento, reaproveitamento e descarte de resíduos sólidos, com um sistema próprio de gerenciamento, representado por um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Plano de Controle Ambiental da Eaton