A Argamassas Penedo é uma indústria capixaba de materiais de construção, produzindo argamassas, rejuntes e massa corrida com a marca PENEDO. Possui duas unidades em Cariacica (ES) produzindo, por ano, cerca de 10 mil toneladas em produtos, distribuídos principalmente no Espírito Santo.

A argamassa de cimento é o principal produto da empresa e é basicamente um produto preparado, o que significa que no processo há uma mistura de vários insumos, tais como minerais, cimento, aditivos, entre outros. A combinação dos elementos sólidos define as propriedades de resistência, bem como o tipo de aplicação e custo do produto final.

Gestão Ambiental

Nas etapas de fabricação predominam as operações físicas (secagem, moagem, mistura e envase), sendo que as conversões químicas acontecem na produção dos componentes (matérias-primas) da argamassa.

O processo de fabricação utiliza de energia elétrica nos equipamentos para mistura, moagem e ensacamento, enquanto que na secagem o consumo de gás natural é um dos elementos de maior controle. No processo de fabricação, a água é u recurso natural menos empregado no setor e se dá em baixa escala.

A queima de combustível e a moagem são os processos ambientalmente mais impactantes, o que exige um acompanhamento constante, seja no consumo e tipo de combustível, seja no controle da emissão de particulados.

Desde 2010, a Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade é, desde 2010, a empresa responsável pela consultoria, assessoria, responsabilidade técnica ambiental no processo de licenciamento ambiental da empresa e na gestão ambiental das operações.

Processo de Licenciamento Ambiental

Como toda atividade econômica, as operações estão sujeitas a um processo de licenciamento ambiental, onde um órgão governamental competente autoriza a localização, instalação, ampliação e a operação de atividades que utilizem recursos ambientais e sejam consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou, ainda, aquelas que, sob qualquer forma ou intensidade, possam causar degradação ambiental.

No processo de licenciamento ambiental a empresa segue um rito administrativo e apresenta estudos ambientais e processos de operação. Com base em uma análise técnica, o órgão competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pela empresa, de forma a prevenir os impactos ambientais.

Processo de Licenciamento Ambiental da Penedo