O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (SEBRAE ES) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

No Espírito Santo, o Sebrae vem, há 40 anos, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico de microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais capixabas.

O Sebrae está presente em todas as regiões do estado, com sua estrutura própria e a de parceiros, promovendo e apoiando ações voltadas à consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, baseado na facilitação do acesso ao conhecimento, crédito, tecnologia e mercado.

Rede Integrada de Resíduos Sólidos

Para promover a competitividade e a sustentabilidade das MPE e empreendedores da cadeia industrial capixaba – mobilizando e articulando para atuação coletiva e em rede – o SEBRAE ES apoiou o projeto “Negócios Ambientais”.

Uma das ações do projeto era incentivar a formação de uma Rede Integrada de Resíduos (RIR), que resultou, entre outras ações, em uma proposta de criação de uma central de resíduos destinada à classificação dos materiais recicláveis que serão processados.

A “Rede Integrada de Resíduos” foi articulada pela Associação das Empresas e Profissionais da Cadeia de Materiais Reaproveitáveis do Espírito Santo (ECOCIÊNCIA), entidade que tinha cerca de 60 empresas cadastradas à época, com um processamento de 2,5 mil toneladas por mês de resíduos pós-consumo, gerando perto de 15 mil empregos diretos e indiretos, além de um faturamento superior a R$ 58 milhões por ano.

Planejamento Estratégico

A articulação da “Rede Integrada de Resíduos” tinha como pressuposto não apenas a necessidade de organizar os empresários e catadores atuantes na área de reciclagem, mas principalmente dotar a ECOCIÊNCIA de capacidade técnica articuladora dos interesses das empresas de toda uma cadeia de materiais reaproveitáveis. Resultando, portanto, no posicionamento da ECOCIÊNCIA em atuar como articuladora e promotora da integração de soluções para o gerenciamento de resíduos sólidos.

Em meados de 2010, a Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade, contratada pelo SEBRAE ES, desenvolveu de forma participativa um projeto de Rede Integrada de Resíduos – incluindo suas estruturas de articulação e suporte na geração, coleta, revalorização, beneficiamento e reciclagem de materiais reaproveitáveis no Espírito Santo.

Rede Integrada de Resíduos – ECOCIÊNCIA