A Siemens do Brasil é uma empresa brasileira de origem alemã, com mais de cento e quarenta anos de história no país. É atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do País, com suas atividades agrupadas em três Setores estratégicos – Industry, Energy e Healthcare.

Atualmente, os equipamentos e sistemas da empresa são responsáveis por 50% da energia elétrica no País. No Brasil, o Grupo Siemens conta com mais de dez mil colaboradores, seis centros de pesquisa, desenvolvimento e engenharia, 13 unidades fabris e 12 escritórios regionais de vendas e service.

Por anos consecutivos, a Siemens foi mundialmente reconhecida pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em 2010, por exemplo, a empresa ganhou a pontuação geral mais alta.

Compliance

O Sistema de Compliance Siemens foi lançado mundialmente pela empresa em 2007 e, para garantir que fosse aplicado e efetivo, a Siemens no Brasil implementou quatro elementos: sistematização, medição, governança e ferramentas. Todos os processos, controles, atividades, reuniões e fóruns de análise crítica foram sistematizados.

Gestão Ambiental e Cidadania

A Gestão Ambiental, no Brasil, é estruturada em três pilares: Gestão Operacional, Gestão de Monitoramento e Gestão para Excelência.

A partir de uma autoimagem construída pelo público interno, definiu-se como queriam que a empresa fosse percebida no futuro, em cinco domínios: pessoas, clientes, acionistas, sustentabilidade & integridade e eficiência: “ser a melhor empresa para trabalhar”; “ser o parceiro preferencial dos clientes”; “ser o melhor investimento para acionistas”; “ser reconhecido como um excelente exemplo de Cidadania Corporativa no Brasil” e “ser uma empresa ágil, mais simples e eficiente”.

Relatório de Sustentabilidade

Desde 2010 também a Siemens publica seu Relatório de Sustentabilidade. A Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade foi a consultoria responsável por coletar e sistematizar as informações para o Relatório de Sustentabilidade da Siemens, relativas ao exercício de 2012, seguindo as diretrizes G3 da Global Reporting Initiative (GRI).

Relatório de Sustentabilidade 2012 da Siemens