O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (SEBRAE ES) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

No Espírito Santo, o Sebrae vem, há 40 anos, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico de microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais capixabas.

O Sebrae está presente em todas as regiões do estado, com sua estrutura própria e a de parceiros, promovendo e apoiando ações voltadas à consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, baseado na facilitação do acesso ao conhecimento, crédito, tecnologia e mercado.

Para tornar as micro e pequenas empresas mais competitivas e lucrativas, o Sebrae oferece soluções para aproximar parceiros e clientes por meio de consultorias, capacitações e informações técnicas em formato de palestras, cursos e atendimentos individuais ou setoriais.

Presentes nas mais diversas áreas, as ações do Sebrae beneficiam setores importantes para a economia, como o agronegócio, comércio e serviços, turismo, cultura e indústria.

Sustentabilidade no Sebrae ES

Exigida pelo governo, priorizada pelos clientes e visada pela concorrência, a sustentabilidade realmente é a tônica do mercado nesse início de século. Por isso o Sebrae ES tem um histórico de projetos internos e externos para prospectar, gerar e disseminar conhecimentos e práticas em sustentabilidade, aplicadas às micro e pequenas empresas.

Projetos de Consultoria

Entre 2007 e 2010 a Ambiente Público Consultoria em Sustentabilidade, atuou em diversos projetos de consultoria, principalmente dentro da temática da sustentabilidade, para o SEBRAE ES:
2007 – Relatório de Sustentabilidade – Elaboração do Termo de Referência para Relatórios de Sustentabilidade do SEBRAE ES;
2007 – Elaboração Oficina de Responsabilidade Sócioambiental do Programa de Competitividade Empresarial;
2008 – Análise de Resultados dos exercícios 2005, 2006 e 2007 do SEBRAE ES;
2008 – Elaboração do Relatório de Sustentabilidade do SEBRAE ES exercício 2007;
2008 – Estudo comparativo sobre a demanda de políticas públicas de formação profissional dos municípios do Caparaó Capixaba;
2009 – Metodologia de Abordagem Consultiva sobre Sustentabilidade para Micro e Pequenas Empresas – Projeto de Internacionalização das MPE Capixabas;
2009 – Coordenação da Consultoria de Gestão – Projeto de Internacionalização das MPE Capixabas;
2009 – Elaboração, aplicação e avaliação da metodologia de apoio aos Comitês Gestores da Lei Geral das MPE na Região Metropolitana da Grande Vitória;
2010 – Consultoria sobre Sustentabilidade para o Relatório de Gestão do exercício 2009.

Sustentabilidade é tema no SEBRAE ES